Um guia para criar sua loja online

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Se você tem um produto para vender, a barreira para entrar no mundo das vendas on-line é menor em relação a tempos atrás. Basta escolher uma plataforma, ajustar o modelo do site, tirar fotos de alguns produtos e está instalado e funcionando. Mas não deixe que o banho de plataformas simplificadas te engane, há uma enxorada de decisões que deve tomar para se destacar na multidão.

Nesse rápido guia vamos tentar fazer um passo a passo das coisas importantes que precisa descobrir antes de colocar sua loja virtual no ar.

O nome do domínio importa?

A escolha de um bom nome é a decisão mais difícil na criação de um site. Não há realmente uma escolha errada, mas mudar um nome ruim no futuro pode trazer grandes complicações. Pense como refazer o logotipo, reposição da marca, cores, documentação, e-mail profissional e etc. É difícil mudar um nome, mas pode ser feito.

Sempre tente ter o menor nome possível, e sem abreviações como “KFC.com.br” a não ser que tenha bastante dinheiro para investir em publicidade para associar sua marca Kentucky Fried Chicken. Esse é um guia para pequenos empresários, provavelmente não terá muito dinheiro inicialmente.

Você não precisa ficar preso a extensões populares como .COM e .COM.BR, porque encontrar um nome perfeito nessas extensões será como procurar agulha no palheiro. Pode encontrar o nome memorável com extensões alternativas como .NET, .BIZ, .ME, .CLUB, .LINK e muitas outras.

Pesquise opções de domínios para registro aqui, com lista de extensões alternativas.

Veja uma lista de extensões de domínios alternativas para suas opções.

Há uma série de artigos sobre o uso de novas extensões de domínio, leia os prós e contras desses novos domínios.

Um pouco sobre a marca

Não temos um profundo conhecimento no processo de nomeação e criação de marca. Mas você tem que ter um nome que vai resistir ao tempo. A melhor dica para iniciar é ter muitas opção, como uma chuva de ideias. Cada opção vai servir de inspiração para mais opções e esse processo vai lhe dar a confiança em uma escolha.

Não há regras para a nomeação, mas há algumas coisas que deve evitar como:

  • Não ficar pego a tendências;
  • Não adicionar letras extras como “QueroCasaa”, isso pode ser bastante complicado;
  • Evite nomes longos;
  • Evite união de palavras de idioma estrangeiro com português;
  • Palavras difíceis de pronunciar.

Qual a plataforma de loja virtual certa?

Com a marca definida e o registro do domínio, a sua grande desição agora é escolher uma plataforma para criar o site. Há uma tonelada de opções, mas podemos sugerir algumas plataformas mais populares, até mesmo com um período experimental gratuito.

Loja Integrada – Loja grátis em poucos minutos

Loja Integrada é uma plataforma de loja virtual grátis, voltada para micro e pequenas empresas. Com ela é possível criar uma loja grátis em poucos minutos, ter um domínio personalizado “sualoja.lojaintegrada.com.br” com 50 produtos e 5.000 visitas/mês.

Iluria – Montar loja virtual descomplicada

Iluria é uma plataforma de ecommerce descomplicada, completa e bonita. Os planos de preços são acessíveis que cabem no seu orçamento. Não é cobrado nenhuma comissão sobre vendas nem taxas de consumo de banda ou pageviews.

Brand E-commerce – Para empresas que buscam o sucesso

É a opção ideal para você que deseja levar a sério seu comercio virtual. Brand E-commerce desenvolveu uma plataforma que atende as necessidades de seu comércio eletrônico, com lojas virtuais em diversos segmentos.

Paypal + Sitebin.biz

Paypal com Sitebin.biz

Se você deseja vender pequenas quantidades de itens, uma plataforma pode ser muito para suas necessidades. Pode iniciar gratuito com o construtor de site Sitebin.biz e criar botões para vender itens diretamente pelo PayPal.

Defina bem as imagens

Se você estiver vendendo sapatos, é importante ter fotos reais dos produtos. Se estiver vendendo serviços, vai precisar de imagens para definir os itens. Sei que encontrar a imagem certo pode ser difícil, mas pegar da web sem atribuição adequada e licenciamento pode lhe trazer complicações, você está iniciando errado.

Se estiver interessado, aqui está uma lista de banco de imagens de alta qualidade e com licença CCO. Isso significa que pode usar livremente em seu site, sem atribuição necessária.

Comunicação profissional por e-mail

Você não vai vender se não tiver credibilidade, a concorrência e forte. Não importa o que faça, sempre terá alguém vendendo o mesmo que sua empresa. Se estiver comunicando com seus clientes usando um e-mail gratuito como sualoja@gmail.com ou sualoja@yhaoo.com.br não vai passar muita confiança, estará promovendo mais o Gmail e Yahoo! Do que dua própria empresa.

Precisa de um e-mail corporativo com @sualoja.com.br para uma comunicação profissional com os clientes e passar mais credibilidade.

A alguma coisa que gostaria de acrescentar, por favor, escreva nos comentários abaixo.

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