Fuja do atendimento por telefone

Fuja do atendimento por telefone

Sempre estão aparecendo novas lojas virtuais, bem como as empresas têm criado sites, pois sabem que o consumidor tem utilizado muito a internet. Os sites costumam oferecer informações sobre a empresa, sobre os produtos e alguns, senão a maioria, possuem a opção de compra online.

Por oferecer tantos serviços de forma virtual, o site da empresa deve oferecer também opções de contato, para que o cliente possa se comunicar com a empresa para fazer reclamações, críticas, soluções tirar dúvidas e dar sugestões.

Somos acostumados com o atendimento pelo telefone sempre que queremos uma informação da empresa. Mas muitas vezes, por causa de alguns detalhes desagradáveis, acabamos evitando entrar em contato telefonando. Se você concorda que este tipo de atendimento é algo difícil, continue lendo, pois vamos te contar sobre formas alternativas de atendimento ao cliente. Assim, se você é uma empresa ou um cliente, o texto vai te ajudar.

Prós e contras do atendimento por telefone

Trata-se de uma forma de comunicação existente já há algumas décadas ajudou muito a sociedade e o comércio. Mas, hoje em dia vivemos uma nova era da informação e comunicação. Os jovens não gostam muito de falar ao telefone, evitam ao máximo e preferem se comunicar através dos aplicativos, das redes sociais e e-mail. São formas mais práticas e que proporcionam ao usuário a possibilidade de, ao invés de ficar na linha, poder realizar outras atividades simultaneamente.

A seguir listei as vantagens e as desvantagens do atendimento ao cliente via ligação telefônica.

Prós
  • Diálogo verbal: muitas pessoas preferem falar e ouvir a resposta diretamente, pois envolve emoção;
  • Deficiência visual: para as pessoas com deficiência visual este tipo de atendimento pode ser útil, pois nem todo site proporciona acessibilidade;
  • Pessoas sem acesso à internet: muitas pessoas têm acesso a um aparelho de telefone, mas nem todas têm acesso a um computador com internet.
Contras:
  • Esperas longas: quem nunca ficou irritado por ficar muitos minutos ou até horas esperando no telefone enquanto ouve aquela musiquinha desagradável?
  • Burocracia: além de esperar muito tempo, sua ligação é repassada repetidas vezes entre atendentes especializados, isso ocorre para que o cliente desista do atendimento, que muitas vezes é para reclamações ou cancelamentos;
  • Despesa: esta é uma desvantagem para a empresa que contrata o serviço de atendimento ao cliente, é dispendioso contratar centenas de atendentes e adquirir equipamento para cada um;
  • Estresse: este, por sua vez, é um fato que acontece tanto com o cliente quanto com o atendente, o telemarketing é uma das profissões mais estressantes;

Quais as outras opções

Verificamos que há bastante desvantagem no atendimento por telefone, então, se você é um cliente saiba como buscar este contato e se você é uma empresa passe a considerar novas opções de atendimento. Abaixo alguns exemplos de formas de atendimento acompanhado de suas vantagens:

Atendimento por chat online: menos custo para a empresa, mais prático para o cliente e proporciona maior abrangência de contato simultaneamente. Bastante funcional para tirar dúvidas rápidas e suporte técnico;

Atendimento por e-mail: também uma opção barata e rápida, mais voltada para reclamações, sugestões, problemas mais complicados ou solicitações de cancelamento, ressarcimento, etc;

Facebook: é recomendável que a loja ou a empresa que possui um website tenha também uma página no facebook e outras redes sociais para se aproximar dos seus clientes, além disso, esta rede pode funcionar como uma opção de comunicação e proporcionar atendimento;

Para finalizar

Agora você já sabe as vantagens e desvantagens do atendimento via telefone e sabe também outras opções. Concluo te dizendo que a melhor forma de atendimento ao cliente é a que atende suas necessidades, ou seja, a empresa deve se adequar a seu público.

E sabemos que a maior parte dos consumidores são também internautas ativos. Compartilhe com nós as suas experiências deixando seus comentários logo abaixo, e continue de acompanhando a minha página.

Marcações: Tags:

Deixe um comentário?


+ oito = 9