Como sua empresa pode competir com concorrentes maiores

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É inevitável que haja competição em todos os nichos de mercado. Mas isso não é algo ruim, é natural e pode até beneficiar, é bom sinal que sua empresa seja vista como uma concorrência para outras. Não importa a vastidão de uma organização, a concorrência abrange tanto os pequenos como os grandes negócios. Sabemos, no entanto, que as grandes companhias ficam em vantagem, pois possuem uma marca reconhecida, além de obter vantagem na economia, ou seja, tem mais recursos para serem investidos em publicidade e propaganda, e por fim, têm benefícios para diminuir seus preços.

Parece difícil competir com grandes companhias, mas não é impossível, todo grande negócio já foi um pequeno negócio um dia. Continue lendo para saber como conseguir competir com concorrentes maiores que você.

Quais as vantagens de uma pequena empresa

Primeiramente, saiba que sua companhia mesmo pequena, possui vantagens. Que incluem a rapidez que as grandes firmas não possuem, pelo contrário, elas são muito burocráticas; relacionamento mais próximo com os clientes; confiança dos clientes; potencial para o crescimento; ferramentas à disposição.

A diferença entre um microempreendedor que se torna um macro e um que permanece micro está no que tange saber como competir, querer competir, querer que a empresa cresça, saber usar os recursos que tem disponível. Você é um microempreendedor que almeja crescer? Então prossiga para saber como…

Como entrar nesta disputa

Agora que você já sabe que sua pequena empresa também tem suas qualidades, saiba como usá-las para competir. Confira a lista que eu preparei sobre os passos que você deve seguir nesta competição:

  • Analise seu concorrente;
  • Planeje o jogo;
  • Aja rapidamente;
  • Concorra somente onde conhece;
  • Use todas as ferramentas possíveis.

Analisando e planejando

O primeiro passo é conhecer seu concorrente, avaliando qual é o público, quais os preços; quais as estratégias de marketing, quais os fortes e as fraquezas da empresa e quais são as principais vantagens que colocam seu concorrente à frente.
Após conhecer bem seu concorrente, você passa a planejar sua ação para se destacar, lembre-se que este planejamento deve ser focado no que você pode fazer de melhor e diferente na sua companhia.

É importante que aja rapidamente, pois o mercado evolui e novidades aparecem a todo momento, se sua companhia demorar para reagir, sua concorrente se mantém em vantagem.

Campo de ação

Assim como conhecer seu concorrente é importante também conhecer o segmento onde está concorrendo. Em outras palavras, para obter sucesso e obter vantagem na competição é fundamental que você domine sua área, de forma contrária o concorrente que sabe onde atua irá manter-se à frente.

Isto quer dizer que você deve se atualizar na sua área, saber o que o público desta área precisa, buscar cursos, palestras, conferências e participar de eventos promovidos dentro do seu segmento.

Ferramentas

Hoje em dia uma pequena companhia tem mais oportunidade de concorrer com as grandes, pois há várias opções de métodos e técnicas que você pode utilizar para obter vantagem na sua companhia.

As pequenas companhias, como já vimos, não têm tanto recurso financeiro quanto as grandes para investir em marketing, mas em contrapartida, há formas alternativas de popularizar seu negócio, abaixo te dou algumas opções de como fazer isso:

- Redes sociais: tanto as grandes como as pequenas companhias e ainda, as informais , estão presentes nas redes sociais, onde é possível se promover de igual para igual;

-Website: monte uma página para você, há hospedagens com preços muito baixos;

-Vídeos: grave seu próprio vídeo ou contrate algum canal em sites de vídeo que são acessados pelo mundo todo e promova sua empresa.

-Presença: faça sua companhia presente em situações correlacionadas com seu nicho. Exemplo: se sua área é fitness, esteja presente nas academias, nos restaurantes saudáveis, nos eventos esportivos e assim por diante.

Finalizando

Viu como é possível e simples competir com concorrentes grandes? Tenho certeza que juntando as dicas que eu te dei e mais alguns elementos a mais, você terá energia para investir na sua empresa e vê-la crescer lado a lado com as grandes companhias. Os elementos de que falo podem parecer clichê, mas são essenciais: dedicação, determinação, paciência, persistência, motivação e uma dose de ambição. Gostou tem outras dicas para nos contar? Então deixe seus comentários logo no final desse post.

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