Como solucionar problemas de e-mail

Problemas com e-mail

E-mail pode ser uma ferramenta muito poderosa para fazer negócios online, mas frustrante se algo não sai como esperado. Às vezes você não recebe aquela mensagem de e-mail que está aguardando, outras vezes são os seus clientes que dizem que não estão recebendo suas mensagens. E depois há os vírus, spams e hackers tentando aplicar golpes.

Hoje vamos dar uma olhada em alguns dos métodos mais comuns para solucionar seus problemas de e-mail.

Verifique suas credenciais da conta

Se está tendo problemas de falha de login, a primeira coisa que deve fazer é certificar-se de que o nome de usuário (a conta de e-mail completa como conta@dominio.com.br) e senha estão corretas.

Se esqueceu sua senha, existe um método disponível para redefini-la, talvez solicitando para o administrador (o responsável pela informática da sua empresa) ou entrando no painel de controle geral das contas. Se tudo isso falhar, entre em contato com o provedor de e-mail, se for a Rede Sudeste use os canais de suporte disponíveis.

O cliente de e-mail

Programas clientes de e-mail como Outlook, Thunderbird e Opera Mail podem ser chatos de configurar e merece certa atenção, principalmente na parte da configuração do Protocolo de envio e recebimento de e-mails (SMTP, IMAP)

Na Rede Sudeste você consegue encontrar bons tutorias de como configurar o Outlook, Thunderbird e Opera mail.

Verifique as configurações de spam

Às vezes as mensagens acabam indo para a pasta de spam ou lixo eletrônico, e não sabemos o porquê. Poderia ser simplesmente porque suas definições de spam estão com uma configuração rígida. Ou por outro lado se está recebendo muitas mensagens indesejadas na caixa de entrada, pode ser que as definições de spam estão mais flexível.

De qualquer forma, verifique suas configurações de spam para garantir que os e-mails estão sendo tratados da forma correta.

No serviço de e-mail corporativo da Rede Sudeste, cada conta de e-mail pode configurar independentemente sua politica de spam, veja como fazer isso no tutorial na base de conhecimento Configurando a política anti-spam da conta de e-mail.

Limpe o cache do navegador

Se está recebendo erros estranhos ao tentar carregar o webmail da empresa, ou qualquer outro comportamento que nunca viu antes no navegador, é possível que um arquivo de cache ou cookie seja o culpado. Tente limpar o cache do navegador para ver se isso ajuda.

Ctrl+Shift+Delete
Control+Shift+Delete

Contatos confiáveis

Cada serviço de e-mail ou software cliente de e-mail como Outlook e Thunderbird tem uma ferramenta para classificar endereços de e-mail de confiança. Se e-mails de pessoas ou empresas que confia estão indo para a pasta de spam, você precisa classificar esses endereços na “lista branca”, para que não perca nada importante deles novamente.

Pelo webmail corporativo da Rede Sudeste, é possível fazer esse configuração como pode ser visto no tutorial Configurando a política anti-spam da conta de e-mail do link acima.

Atualize o software

Programas clientes de e-mail como Outlook liberam atualizações com frequência, para ficarem livres de exploits, vírus e avançados com a tecnologia atual. É crucial manter os programas atualizados para receber todos os benefícios.

Note que isso também se aplica ao navegador de internet e ao aplicativo de e-mail do aparelho celular. Ao receber atualizações de segurança, você evita pegar vírus desagradáveis e trojans que venha entrar através do e-mail.

Aqui estão outros artigos relacionado ao mesmo assunto:

Deixe um comentário?


− dois = 4