Como melhorar o suporte da loja virtual

Como melhorar o suporte da loja virtual

Para qualquer empresa que deseja iniciar uma loja virtual, um suporte rápido é crucial para o sucesso do negócio. No entanto, como a prestação de serviço ao cliente pode envolver muitos processos, o atendimento em tempo real como por telefone pode não ser o melhor caminho. Devido ao tempo que leva, e principalmente pela ração pela qual o atendimento exige automação. E por telefone não conseguimos isso.

Mesmo com todas as perguntas frequentes presente no site (onde todos os clientes podem auto aprender sobre politicas e procedimentos básicos), é preciso haver outras maneiras de se comunicar com o cliente. Outros aspectos, como atraso no envio, estornos não processado, carrinhos de compra abandonados, produtos com defeito, e outros preocupações individuais precisam ser abordadas.

Para melhorar o tempo de resposta em consultas pode trabalhar com algumas ferramentas necessárias para melhorar o tempo de suporte. Veja estão algumas maneiras de automatizar o suporte ao cliente da loja virtual.

Enviar e-mail pré-definidos

Enviar e-mails pré prontos quando um cliente faz um determinado processo na loja virtual, não é a preocupação atual. No entanto, ao receber reclamações o envio pode ser acionado baseado em palavras-chave como “erro na entrega/ endereço errado”, “entrega não chegou”, “pagamento não confirmado” ou problemas semelhantes. Isso pode ser benéfico para uma equipe de apoio, e lhe poupar tempo.

Esse tipo de e-mail pode ser acionado facilmente usando um CRM. Assim, sempre que o sistema receber um e-mail de reclamação, ele vai processar a mensagem e uma mensagem relevante será enviado automaticamente. Os melhores CRM com suporte e integração com email profissional fazem isso.

Base de conhecimento

Ter cadastrado FAQs no site pode não ser o suficiente para um bom atendimento. Uma base de conhecimento para autoajuda é o ideal para apresentar a clientes mais espertos. E dessa forma vai incentivá-lo a resolver os problemas sozinho, sem tomar tempo de um atendente.

Existe muitos programas que oferecem a oportunidade de criar uma base de conhecimento, algumas software de suporte como Groovehq.com e Zendesk são boas alternativas. O WordPress pode ser também um boa solução caso queira poupar dinheiro, procure por temas relacionado a knowledge-base como helpguru. Dessa forma pode instalar em uma hospedagem de site e não se preocupar com ciclos de pagamento.

Chat online

Qualquer cliente que estiver tendo problemas com algum processo na loja virtual, vai olhar primeiro para uma opção de chat para obter uma solução rápida de atendimento para a sua dúvida. Por essa razão, é importante ter um chat ao vivo em todas as páginas.

É uma boa ideia também ter respostas enlatadas, para agilizar o processo. Em algum momento onde o representante não esteja online, as resposta prontas pode ser útil e manter o cliente ocupado. As perguntas não respondidas podem ser direcionadas para a caixa de e-mail do suporte, e assim retornado em horários mais oportunos.

Existem muitas opções de chat no mercado, e JivoChat é um deles. Ele permite conversas instantâneas com os visitantes do site, para aumentar as vendas.

Essas são fomas mais comuns e importantes de automação do suporte. Usar um CRM integrado com o suporte pode ser a melhor solução. Alternativas como Bitrix24.com ou Agilecrm.com pode funcionar para você. Um bom fluxo de trabalho usando a automação pode ser a melhor maneira de otimizar o processo. O objetivo deve ser a satisfação total do cliente, e ao mesmo tempo ter uma baixo custo e a fácil implementação.

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