Como construir uma relação forte com os clientes

relação forte com os clientes

Construir uma relação forte com clientes é uma boa estratégia para não deixá-los ir para a concorrência. É um fato bem conhecido que a aquisição de novos clientes custa mais do que tentar fazer negócios com clientes existentes. Além disso, clientes fieis gastam mais e trazem mais negócios através da referência. Ainda mais importante, porém, é a construção de defensores da marca, que ira recomendar para os outros.

Os clientes que falam bem da sua empresa, por livre espontânea vontade entre os seus círculos sociais são uma das ferramentas mais poderosas para alavancar as vendas. As pessoas tende a confirmar completamente ou um pouco em recomendações de amigos e familiares, e até mesmo opiniões publicadas on-line em redes sociais por exemplo.

Mas como construir um relacionamento forte com o cliente? Isso não tem uma solução mágica do dia para a noite, você precisa ter uma politica bem empregada e tempo para os clientes se adaptarem a sua empresa. Você vai precisar ser atencioso do momento mais difíceis deles, geralmente quando tem uma dúvida ou um grande problema com o seu produto. Acompanhe abaixo algumas ideias.

Responda rápido os e-mails

Responda rápido seu e-mail profissional, a maioria dos consumidores, de acordo com uma pesquisa internacional “Complaining in Social Media” espera uma resposta dentro de 60 minutos. Respostas rápidas faz com que o processo de comunicação seja natural, e mostra que está atendo na conversa. Mesmo que não tenha uma resposta definitiva, avise que está analisando e vai retornar assim que estiver com o caso resolvido.

Criar contas de e-mail profissional especificas para o atendimento como “vendas”, “suporte”, “comercial” é a estratégia ideal para facilitar a gestão das conversas. Usar software de Helpdesk também é plausível.

Fique sempre em contato

As vezes o cliente não tem problema algum na utilização de seus serviços, e assim, não entram em contato. Isso não é motivo para esquecê-lo, precisa mostra que sua empresa está ativa e com novidades para agradar. Fazer campanhas de e-mail marketing pode ser uma boa estratégia para aproximar os contatos distantes.

Mailer Lite é um ótimo serviço de e-mail marketing gratuito para até 1 mil contato, ele é fácil de criar campanhas e boletins para ficar conectado com o cliente.

Canais de atendimento

Pode ser uma boa estratégia ter outros canais de comunicação, em vez de somente a página web, e-mail e telefone. Uma comunicação por chat online facilita a vida de clientes que não estão disponíveis no telefones ou sem acesso por e-mail. É acessível, e o cliente não precisa instalar nenhum aplicativo no computador.

Você pode ter um sistema de chat online gratuito se usar softwares como o Mibew Messenger, ele oferece suporte para agentes ilimitado, histórico de chamados e em português. Pode ser instalado em qualquer conta de hospedagem.

Colete feedback

Agir de forma proativa para tornar a vida dos clientes mais fácil ou mais segura eleva suas promessas de serviços excelente e prova para eles que podem confiar em sua empresa para cuidar do negócios deles. Mesmo quando não solicita um retorno do cliente, ainda é importante responder caso um venha a lhe escrever sugestões, esse cliente demostra um compromisso com sua empresa e está disponível em ajudar.

Finalizando, tudo se resume a incentivar o engajamento, manter o interesse do cliente e induzindo-os a participar de seu relacionamento cliente/empresa. As dicas escritas vai ajudar na construção de relações fortes com clientes e irão aumentar esse envolvimento e criar defensores da marca.

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