A inovação como forma de diferenciação

Inovações-como-diferenciação

A inovação pode ser pouco claro nos negócios, mas existem passos que você pode tomar para torná-la mais fácil de atingir. Como o mercado se tornou mais competitivo depois da popularização da internet e os concorrentes ficando a um clique de distância, a inovação tem sido a palavra de ordem recentemente em muitas empresas.

A inovação diferente da invenção, é a capacidade de mudar ou alterar coisas, produzindo novidades que gera diferencial. Pode ser no produto, no processo, no serviço e até mesmo nós negócios como por meio de marketing ou apresentando um produto tradicional de uma forma mais prática e atraente que é mais adequada ao público-alvo.

Um bom exemplo de inovação de serviço pode ser visto no serviço de email corporativo, ele é um serviço bem tradicional oferecido por quase todas as empresas de web hosting, mas nós da Rede Sudeste tentamos nos diferenciar oferecendo algo a mais como “a primeiro conta de e-mail gratuita” e um “plano de hospedagem simples” para o site. Com isso, ampliamos a sensação de satisfação e necessidades dos consumidores.

Empresas brasileiras inovadoras

Magazine Luiza

A Magazine Luiza inova dando a possibilidade de qualquer pessoa poder montar sua loja online, com a marca Magazine Você, onde através de uma plicativo você monta uma loja virtual com os produtos da Magazine Luiza, e para compras feitas a partir da sua loja, você ganha comissão. Mais detalhes em https://www.magazinevoce.com.br

Braskem

A petroquímica Braskem, em vez de petróleo, começou a usar a cana de açúcar na produção de plástico. Em 2013, a empresa desenvolveu uma linha de plástico renovável de baixa densidade para sacolas de compras. Braskem ganhou muitos prêmios e reconhecimento internacional.

Incentivar o feedback de clientes é a chave para a inovação

Pesquisas mostram que o principal incentivador da inovação nas empresas é os próprios clientes. Existem muitos tipos de formas de obter o feedback nos dias de hoje, você pode enviar e-mails para os clientes depois de cada compra solicitando o feedback. Criar uma página no site com um formulário e incentivar o preenchimento dos dados. Às vezes, o retorno dos clientes pode ajudar a identificar lacunas no mercado.

Formas de inovação simples e barata

Talvez sua empresa tenha um foco no atendimento físico com vendedores tradicionais, inovar com outras opções de atendimento presente no dia a dia de muitas pessoas como por e-mail, blog ou um chat online são boas opções de baixo custo para diferenciar dos concorrente que buscam simplesmente o preço baixo. Se sua empresa não tem uma presença online ainda, então é hora de criar um site, veja nossa solução de site pronto por apenas R$150,00 com pagamento único.

Se já tem um site, pode complementar o atendimento com outras ferramentas como descrito acima, veja a área de soluções para negócios alguns são gratuitas e podem ajudar o seu negócio com inovações simples.

As empresas que estagnaram e temem a modernização ou a inovação, estão fadadas a desaparecerem.

Update:
Leia também ótimas dicas de inovação escrita por Peter Thiel cofundador do PayPal e investidor em diversas startups de alta inovação, publicado na EXAME.com

Deixe um comentário?


1 + = quatro